quarta-feira, 19 de março de 2008

O que é WEB 2.0?


A web 2.0 é uma segunda geração de internet, um ambiente de geração de serviços online interativos, como: Orkut, blogs, e outros sites que haja interação entre usuários e sites.


O termo web 2.0 foi criado em 2003 pela empresa dos Estados Unidos O'Reilly Media com intuito de criar uma segunda geração de serviços da Web, como exemplo:as aplicações em folksonomia e redes sociais. Uma nova forma de pensar Web, desde seu desenvolvimento, para que haja uma diferença no produto final.Ou seja, que o ambiente on-line seja mais dinâmico com a colaboração dos internautas para com os conteúdo.


Podemos comparar algumas ferramentas existentes na web 1.0 e 2.0 veja o quadro a seguir:

Web 1.0 X Web 2.0

Páginas pessoais

Blogs

Britânica Online

Wikipédia

Publicar

Participar

Programas em pacotes

Aplicações Web

Favoritos

Social Bookmarting

Conteúdo estático

Conteúdos dinâmicos

Visitação de página

RSS


A enciclopédia Wikipédia é um exemplo real de web 2.0, pois é um site que as informações podem ser modificadas pelos internautas.

Porém existem pesquisadores que considera, a divulgação da Web 2.0 um golpe de marketing, pois acreditam que a internet já traria interatividade e a colaboração e a interação online seria um processo natural de desenvolvimento online e que todas as discussões em tono desse assunto seria uma estratégia de marketing, mas essa é apenas uma corrente de opinião entre pesquisadores.

Alguns termos da web 2.0

Blogs: "Site" disponível para publicações gatuitas disponível para internautas, os blogs é o intrumento mais antigo de web 2.0, onde visitantes podem publicar postagens e deixar sua opinião sobre o assunto.

Wikis: São sites comunitários que além disso podem ser alterados por qualquer usuário da internet. Como exemplo de Wikis temos a referida enciclopédia Wikipédia, que é escrita por leitores e colaboradores voluntários.As wikis também são utilizadas em empresas, pois então os funcionários podem colaborar com os sites.

RSS: Abrevia o termo "really simple syndication" que em português significa distribuição realmente simples, ou seja, é um modo de partilhar informações na internet. o RSS é uma ferramenta de distribuição de mensagem automática entre os usuários de um site. Ex: quando o intenauta solicita informações das ultimas atualizações de um site, através de cadastro.

Social Bookmarking: Também conhecido como favoritos, é um sistema online gratuito, que disponibilizam seus favoritos na internet.


Maíra Bittencourt

Nenhum comentário: